Uma Bíblia e um catecismo
Um católico sereno e feliz entende, sem nenhum conflito, a importância de conhecer a Bíblia e o Catecismo da Igreja. São dois manuais indispensáveis na casa e na cabeceira de um católico. Ali estão a palavra de Deus e a Palavra da Igreja para o nosso tempo.
No fundo, o catecismo é a Bíblia aplicada ao nosso tempo. Por isso, um católico não deveria nunca deixar passar a oportunidade de fazer um curso de Bíblia.
Como tudo na vida, é preciso saber usar para não usar errado. Se compro um forno micro-ondas e não sigo as instruções, posso assar errado e ao invés de melhorar minha alimentação, prejudicá-la. Quem deseja dirigir um carro tem que aprender, por isso vai à escola; seu computador será inútil se você não souber como funciona e como se manuseia seus programas.
Sua Bíblia não lhe dirá muita coisa, se você se limita a ler "trechinhos". Ela é um todo. Tudo lá tem a ver com tudo. Por isso, tanta gente tem fé agitada e confusa. Não lê com perspectiva.
Por isso há tantos visionários e fanáticos, usando trechos da Bíblia para justificar suas afirmações sem pé nem cabeça. Leram trechos. E o que leram, não entenderam. É muito mais correto saber o que a Bíblia quis dizer, do que saber de cor o que está escrito na Bíblia.
Quem não entende isso não entendeu o cristianismo. Faça um curso de Bíblia na Igreja Católica, se pretende ser católico. Se quer ser evangélico ou messiânico, faça com eles. Cada grupo ressaltará o que serve ao seu grupo.
Infelizmente, somos todos míopes ou caolhos. Lemos a Bíblia com nossas limitações. E quem diz que a lê sem nenhuma limitação está mentindo.
Por maior que seja o santo, sua visão continua pequena e sua Bíblia continuará apontando para muito mais longe do que ele e sua Igreja são capazes de ir.
Pe. Zezinho. SCJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário